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Transporte Rodoviário de Cargas superando obstáculos
A despeito das dificuldades enfrentadas pelo setor, como, por exemplo, a precariedade de estradas e rodovias, além do baixo nível de segurança e infraestrutura logística para o escoamento e armazenagem da produção nacional, ambos fomentados pela leniência da gestão pública, as perspectivas e projeções para os indicadores financeiros do setor de Transporte Rodoviário de Cargas para o período 2013-2015, em geral, são positivas.
 
O setor de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) tem grande representatividade na matriz de transporte de cargas no Brasil, respondendo por aproximadamente dois terços (61,1%) contra 20,7% do transporte ferroviário, 13,6% do aquaviário, 4,2% do dutoviário e 0,4% do aéreo, segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) referentes ao ano de 2011.

O elevado nível de participação do setor de transporte rodoviário no País decorre de alguns fatores: i) grande extensão territorial e diversidade na produção nacional de produtos básicos (ex: commodities agrícolas, metálicas e minerais); ii) baixo nível de desenvolvimento em outros modais, como, por exemplo, ferroviário e aquaviário; e iii) baixo nível de investimentos no transporte aéreo, seja em máquinas e equipamentos, seja na infraestrutura dos aeroportos.
 
Ainda que a duras penas, as projeções para os próximos anos são mais positivas que as observadas em 2012. Pois, enquanto a economia nacional deverá crescer em torno de 2,4% em 2013 e 2,8% em 2014, o PIB Agropecuário, em função da projeção de safra recorde e recuperação dos preços das commodities no mercado internacional, deverá avançar cerca de 4,5% na média, colaborando para um crescimento superior a 5% no PIB do TRC, em média.
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